Dicas de segurança para infraestrutura de TI

maio 24, 2021Tecnologia0 Comentários

As dicas de segurança para infraestrutura de TI são itens indispensáveis quando falamos em tecnologia, seja para pequenas, médias ou grandes empresas, afinal, todas trabalham com dados.

Hoje, existem diferentes formas de manter as empresas seguras e funcionando corretamente, por meio de ferramentas e softwares voltados especificamente para isso. Porém, antes de definir a melhor abordagem para a sua empresa, é preciso entender o seu negócio e o funcionamento dele.

Pensando nisso, preparamos este blog com algumas dicas de segurança, em que você vai entender quais componentes precisam de atenção especial quando falamos nesse assunto e conhecer um modelo de segurança que pode ser utilizado na sua empresa, com foco em PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

Dicas de segurança: por que manter os dados protegidos

Pode parecer que as empresas são escolhidas ao acaso, mas os cibercriminosos têm sim seus preferidos: aqueles que estão menos protegidos.

De acordo com o relatório The Rise of the Business-Aligned Security Executive, feito pela Forrester Consulting a pedido da Tenable e divulgado em agosto de 2020, dos 59 entrevistados brasileiros, 96% afirmam ter sofrido ataques nos 12 meses anteriores.

Não de forma absoluta, a corda arrebenta para o lado mais fraco, ou seja, para o lado daqueles que possuem menos recursos para investir em segurança da informação.

No entanto, há como mudar esse cenário. Acompanhe as dicas de segurança que separamos e entenda mais.

Quando se trata de proteger a sua empresa, o que é mais importante para você?

Muitas vezes, quando falamos em segurança, o primeiro pensamento que pode vir a cabeça é a segurança física de uma organização. Porém, sabemos que ela vai muito além disso, ou seja, envolve também a segurança dos dados.

Pensando dessa forma, provavelmente a resposta para a pergunta que fizemos, o mais importante é proteger todas as informações necessárias para que sua empresa opere normalmente, sem falhas nos equipamentos e, muito menos, sem colocar em risco a reputação dela, bem como, assegurar que os clientes não a deixem.

Dicas de segurança: garanta proteção completa

A primeira dica que separamos pode parecer muito óbvia, porém, sabemos que o óbvio precisa ser dito. Quando falamos em segurança, não podemos deixar nada de lado ou sem fazer. Seria o mesmo que começar a assistir um jogo de futebol sem alguns petiscos para acompanhar: algo fica incompleto.

Dessa forma, quando se trata de segurança, é preciso proteger a rede, a nuvem e cada endpoint.

Como fazer isso? Pensando em tornar cada vez mais as coisas fáceis e rápidas de entender, surgiu o conceito de segurança simplificada. Ou seja, você substitui o trabalho manual de uma ou duas pessoas por um sistema, integrado e aberto que faz tudo por você. Assim, garante:

  • Proteção eficiente por meio de uma implantação rápida e fácil, sendo possível usar alertas automáticos e precisos para economizar tempo e ser avisado quando algo estiver acontecendo;
  • A ferramenta faz tudo por você, já que vem com análises comportamentais avançadas, que permitem visibilidade total da rede e detecção rápida de violações. Assim, não é preciso ser ou ter um especialista em tecnologia de rede ou remediação avançada de ameaças.
  • Os dispositivos dos seus funcionários estarão seguros também (falaremos mais a seguir), já que poderão acessar qualquer aplicação de forma segura, não importa onde estejam, qual dispositivo estão usando ou onde a aplicação está.

Dicas de segurança: mantenha seus funcionários conectados, produtivos e seguros

A lista das nossas dicas de segurança continua. Outro passo importante é manter todos os envolvidos nas suas operações seguros. Ou seja, falamos também dos colaboradores.

A segurança simplificada olha para todos os extremos da sua empresa. Dessa forma, existe um pacote de componentes integrados:

Proteção da rede por meio de firewalls

Eles controlam o acesso aos recursos da empresa, monitorando o tráfego da rede de entrada e saída.

Dispositivos dos funcionários ficam seguros

Por meio de uma proteção contra malware, evita-se ameaças no ponto de entrada, rastreando continuamente todos os arquivos que entram nos endpoints, como dispositivos móveis, notebooks, computadores de mesa e muito mais.

Senhas protegidas

Também é possível proteger os usuários e os dispositivos contra credenciais roubadas, phishing e outros ataques baseados em identidade que possam acontecer. O sistema verifica as identidades dos usuários e estabelece a confiança do dispositivo antes de conceder acesso às aplicações.

Seus colaboradores seguros onde quer que eles estejam

Todos os usuários do seu ambiente ficam seguros, dentro e fora da rede, já que o sistema bloqueia destinos mal-intencionados da internet, antes que seja estabelecida uma conexão.

Dicas de segurança: priorize um sistema que valoriza seus clientes, negócios e financeiro

segurança de ti

Quando falamos em dicas de segurança, é importante que você entenda que, se algo acontecer, é essencial ser avisado o quanto antes, para poder corrigir o problema e seguir com o funcionamento das suas operações.

Dessa forma, uma segurança simplificada deve oferecer agilidade. Assim, você pode se preocupar com definições estratégicas, enquanto a segurança fica por conta de sistemas pensados especialmente para isso.

Quando você tem agilidade:

  • Recebe a proteção contra ameaças até então desconhecidas em menos de 10 minutos;
  • Separa o que é realmente crítico, para que possa agir de acordo com o que é mais importante no momento;
  • Pode atualizar as políticas e implementar novos recursos sempre que preciso, com apenas alguns cliques.

Dessa forma, quando abordamos esses pontos, o financeiro da sua empresa está envolvido. Afinal, uma empresa que tem os dados dos clientes violados e expostos, pode não só perder os clientes, como também ter que investir um alto valor para recuperar os dados, seja por meio do pagamento de bitcoins, o que é normalmente exigido, ou pagando uma empresa especializada na recuperação de informações. De qualquer forma, não há como garantir que nenhuma das ações terá efeito.

Dicas de segurança: procure uma infraestrutura que acompanha o crescimento da sua empresa

Um fator que pode fazer com que a segurança se torne desnecessária em um primeiro momento para muitas empresas é que, se a empresa cresce, é preciso mudar a estratégia de segurança.

Porém, quando estamos falando em segurança simplificada isso não acontece. Porque, ao passo que a empresa expande e você assume novos desafios, a sua capacidade de segurança também aumenta, de forma gerenciada.

Vantagens de contar com segurança simplificada

Além de dicas de segurança, separamos algumas vantagens de manter a sua empresa protegida:

  • Seus colaboradores ficam mais produtivos, já que não precisam monitorar toda a infraestrutura de TI;
  • Você garante infraestrutura gerenciada, ou seja, um modelo preventivo de trabalho, que substitui o break-fix;
  • Sua empresa estará fora do radar das menos seguras, assim, se um ataque vir a acontecer, as operações não serão afetadas;
  • Você se destaca perante a concorrência, já que pode usar a segurança como um fator a mais no seu negócio.

Cisco SecureX

Como falamos lá no início, sugerimos um modelo de segurança que pode ser usado em sua empresa, o Cisco SecureX.

Hoje, a Constel é uma das parcerias estratégicas da Cisco e oferece esse modelo de segurança simplificada para que as operações da sua empresa funcionem 24/7. Assim, você garante mais produtividade para a sua empresa, mais credibilidade perante os clientes e alta disponibilidade.

Entenda mais no vídeo que separamos (em inglês):

Só cabe a você decidir o que fazer

Você pode ler em nosso blog algumas dicas de segurança e conhecer um modelo de negócio que fornece proteção de forma simplificada.

Não se esqueça: sem as informações dos dados, suas operações ficam prejudicadas. Como você viu, 96% das empresas brasileiras que fizeram parte do estudo encomendado pela Tenable, sofreram ataques cibernéticos.

Mas, existe uma forma de se proteger de todas essas ameaças e, mais importante ainda, evitar que elas invadam a sua infraestrutura de TI.

Além das dicas que trouxemos sobre a segurança simplificada, apresentamos algumas vantagens, como garantir mais produtividade para sua equipe e infraestrutura gerenciada.

Agora, só cabe a você decidir o que fazer: tornar sua empresa segura ou ficar vulnerável aos ataques de criminosos virtuais.

Se precisar relembrar alguma dica, volte alguns tópicos! Até a próxima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *