Pequenas empresas: devo investir em segurança de dados?

jun 2, 2021Tecnologia0 Comentários

Pequenas empresas precisam investir em segurança de dados porque, assim como organizações maiores, não estão livres de invasões, vazamento de informações, falhas humanas e etc.

Mas, antes de sair contratando qualquer solução de segurança ou backup, por exemplo, algumas informações são necessárias para que não haja arrependimentos. É preciso entender, antes de mais nada, qual a forma mais indicada para a sua empresa manter todas as informações protegidas.

Separamos um conteúdo com o que é fundamental para auxiliar você na busca pelas melhores soluções em segurança, além de como entender qual estratégia oferece o melhor custo benefício.

O que é segurança de dados?

A segurança de dados diz respeito a todas as ações tomadas em uma tentativa eficiente de manter as informações protegidas.

Isso quer dizer que, arquivos confidenciais, por exemplo, podem ser protegidos por meio da criptografia ou verificação em dois fatores, de usuários não permitidos.

O que, consequentemente, dificulta o acesso de hackers para o sequestro e vazamentos desses dados. Nesse sentido, a segurança das informações é fundamental para todos os portes de empresa e independente do fluxo de clientes e funcionários.

Por que investir em segurança de dados?

Por se tratar de um serviço essencial no meio empresarial e por ser pouco reconhecido em pequenas empresas, abordamos alguns temas específicos que mudam a realidade de diversas organizações do dia para a noite, gerando dores de cabeça na gestão.

mulher segurando cadeado e computador, segurança de dados

Vazamento de dados

A segurança de dados evita o vazamento das informações da empresa, a partir do momento em que você protege de forma eficaz todos os arquivos de clientes, funcionários e as próprias informações internas da empresa.

Você já deve ter ouvido falar sobre corporações que tiveram que arcar com indenizações a usuários por conta do vazamento de dados, como nome, telefone, endereço de e-mail e residencial, sem contar os dados bancários e cartões de crédito.

Grandes exemplos de empresas que sofreram com essa ação, são:

  • Facebook – 87 milhões de dados vazados;
  • Adobe – 38 milhões de dados vazados;
  • Netshoes – 2 milhões de dados vazados;
  • Uber – 57 milhões de dados vazados;

E caso você imagine que apenas acontece com grandes empresas, se engana ao acreditar nessa premissa. As pequenas organizações também fazem parte da lista de alvos de hackers.

Por isso, todo o cuidado é fundamental. Evitar o vazamento de dados proporciona aos clientes e funcionários uma maior credibilidade e confiança na marca.

Invasões no sistema

As invasões de inúmeras empresas acontecem por diversos motivos, entre eles está o roubo de informações para arrecadar altos valores em troca.

Como é o caso de algumas cidades espalhadas por todo o Brasil em que o sistema municipal foi hackeado, paralisando todos os setores, como saúde, meio ambiente, trânsito e educação.

As pequenas empresas que não contam com a segurança de dados, também são alvos certos, já que por falta de investimento na proteção das informações são visados pelos hackers. Precisando assim desembolsar os valores exigidos para que voltem a trabalhar.

Falhas humanas

Sempre tem aquele colaborador que se perde nos documentos e arquivos, com isso acaba eliminando aquela informação que é importante e, se a organização não possui uma política de utilização de dados e não realiza um backup ou armazenamento efetivo, não consegue recuperar.

Não espere isso acontecer dentro da sua empresa, falhas humanas acontecem e são comuns, mas é preciso se preparar para essas situações. Para isso, conte com a segurança dos dados e proteja todas as suas informações.

Backup e armazenamento de dados

O backup de dados é um processo de segurança das informações para evitar que caso situações como as citadas acima aconteçam, acabem com as operações de todos os setores da organização. Por meio dele você consegue que grandes quantidades de informação sejam armazenadas diariamente, semanalmente ou em qualquer período desejado.

O tempo de backup vai variar de acordo com o volume de dados que a empresa possui. Por isso, também é importante contar com uma equipe especializada que gerencie o serviço bem como a sua janela de backup.

Nuvem

Muitas empresas contam com esse serviço em nuvem, o que facilita a rotina de backup, já que são realizados de forma automática pelo fornecedor.

Também facilita para a organização o fato de não necessitar de estruturas próprias. Ou seja, a empresa que oferecer esse serviço em nuvem possui os recursos necessários para armazenar remotamente as informações. As máquinas que estiverem conectadas a essa rede possuem acesso aos arquivos e sistemas, claro, sempre mantendo a segurança necessária.

Caso haja a perda de algum dado, com o backup em nuvem a recuperação dos arquivos acontece de forma rápida e granular, sem contar que é um serviço que permite o armazenamento flexível.

Ou seja, a capacidade não é limitada como um disco rígido, na nuvem existe a possibilidade de aumentar ou diminuir o volume de forma rápida e eficaz.

A segurança de dados é essencial para você!

Está na hora de deixar de ser um alvo fácil para os hackers e não se preocupar em ter seus dados roubados.  Esta solução está nos serviços que prestamos!

Agora você já entende a importância da segurança de dados para empresas, independentemente do porte e volume das informações, além de como garantir cópias e armazenamento de arquivos para proteção da organização.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *