Infraestrutura de TI, descubra para que serve a automação

jan 22, 2021Tecnologia0 Comentários

Em busca da transformação digital, a automação da infraestrutura de TI está a cada dia ganhando mais espaço no cenário tecnológico. Afinal, seu intuito é a diminuição das intervenções humanas com os sistemas.

Assim, este tipo de automação é posto em prática quando a empresa deseja implementar um software que apresentará a função de criar instruções e processos para a reprodução dentro dos sistemas. A implementação dessa tarefa diminui consideravelmente as chances de erros internos, isso porque, dispensa da necessidade de haver intervenção humana para realizar os seus comandos.

Quer conhecer melhor esta estratégia e saber o que pode ser automatizado em sua empresa? Continue esta leitura conosco e conheça melhor as funções da automação de infraestrutura de TI!

O que pode ser automatizado em sua infraestrutura de TI

Quando o assunto é infraestrutura de TI, deve-se levar em consideração que qualquer processo nela pode ser automatizado. Ou seja, serviços como implantação, aplicação, gerenciamento de rede, provisionamento de nuvem e afins podem sofrer automação sem nenhum problema.

Diante disso, a aplicação da automação gera diversos recursos tecnológicos para sua empresa. Uma vez que essa tecnologia é capaz de eliminar os processos repetitivos e manuais que consumiam tempo dos seus profissionais.

Sendo assim, além de ser possível aplicá-la em todo seu sistema e infraestrutura, a automação também irá gerar mais produtividade. Além de menores erros e mais tempo útil para sua equipe concentrar a atenção em outras tarefas.

A automação do provisionamento de TI

infraestrutura de TI

Com o avanço tecnológico da infraestrutura de TI, tornou-se possível entregar os serviços que beneficiam as empresas atuais. Dessa forma, uma infraestrutura moderna deve ser composta de ativos virtualizados, que estão presentes em diversos segmentos, como softwares dos datacenters, máquinas virtuais, armazenamentos e containers.

Este avanço foi importante para o desenvolvimento dos softwares, que hoje estão presentes em basicamente todo o setor tecnológico. Resultando em um aumento dos recursos de escalabilidade e capacidade.

Deste modo, a automação é inserida na infraestrutura de TI da sua empresa. Tornando o sistema de softwares automáticos e prontos para executar as tarefas que fazem parte das suas ferramentas de gerenciamento. Aumentando, assim, os recursos para chegar aos fins desejados.

Utilize o gerenciamento de configuração

A maneira com que você registra os seus recursos nos sistemas, como arquivos, usuários, configurações, são fatores importantes para haver um sucesso no provisionamento do seu TI. Isso porque, é necessário informar a automação o que é preciso ser feito.

Deste modo, é necessário contar com uma solução de gerenciamento de configuração robusta, que permita aos profissionais decidirem os serviços que devem ser compreendidos por toda a sua equipe de TI. Portanto, quanto mais simples for a automação inserida em sua infraestrutura de TI ou gerenciamento de sistemas, mais ágil será a realização do trabalho.

Você possui orquestração em sua infraestrutura de TI

A sua infraestrutura de TI requer gerenciamento e manutenção de diversos aplicativos, bem como a necessidade de estar implantada em algum tipo de nuvem, seja ela pública ou privada. Logo, podemos evidenciar que o sistema de TI dispõe de diversas etapas para executar um bom funcionamento.

Neste sentido, o gerenciamento dos seus componentes variáveis depende da complexidade do seu sistema. Assim, chegamos no que podemos chamar de orquestração, que em síntese trata-se da combinação das tarefas e das configurações em um grupo de sistemas. Esses grupos também estão aliados a maneira com que os grupos estão montados.

A orquestração também passar por um processo de automação, o que diminuirá suas dificuldades em exercer as combinações dentro da sua infraestrutura de TI. Outro fator interessante, é que a automação implementada na orquestração possibilita executar sistemas mais avançados e autônomos com facilidade.

Automatize sua proteção

A automação pode ser uma aliada no momento de colocar a segurança a frente dos seus sistemas. Pois, por meio dela é possível solucionar problemas automatizando as etapas de segurança em sua infraestrutura de TI.

Com isto, você irá definir políticas de segurança, conformidades e gerenciamento de riscos, facilitando os processos de proteção por meio da sua padronização. Deste modo, você poderá verificar os resultados dessas estratégias e a consistência desses serviços.

O que esperar da automação na infraestrutura de TI

Não seria incrível a possibilidade de um risco de segurança ser automaticamente detectado, em seguida relatado, corrigido, testado e bloqueado? Tudo isso, sem nenhuma intervenção da equipe responsável pelo setor.

Bom, a expansão da automação vem sendo gradativa, mas espera-se, que os sistemas em um futuro não muito distante, tenham capacidade de se autorrecuperar. Além de coletar informações relevantes, proteger a sua infraestrutura de todos os possíveis ataques, notificar aos profissionais específicos e muitas outras funções sem que haja inatividade do sistema.

Claro que não é possível prever o futuro com exatidão. Mas os grandes desenvolvedores estimam que estes sejam os próximos passos rumo a expansão desta inteligência integrada que é a automação.

E você, já conhecia a função e necessidade da automação? Nos conte nos comentários se sua infraestrutura de TI está preparada para receber esse tipo de inteligência, ou se você tem interesse em conhecer mais sobre os seus benefícios.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Descubra 5 vantagens da elasticidade na infraestrutura de TI - Constel Tecnologia - […] empresas têm buscado desenvolvimento e crescimento. Por isso, tecnologias como a elasticidade na infraestrutura de TI têm sido criadas…
  2. MSP: como funciona a infraestrutura gerenciada de TI - Constel Tecnologia - […] é prever e mitigar possíveis problemas, pois é realizado um monitoramento contínuo de toda a infraestrutura de TI. Dessa…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *