Conheça os benefícios do Archive Storage da Oracle Cloud

mar 18, 2021Tecnologia, Últimos Conteúdos0 Comentários

O armazenamento de arquivos ou também conhecido como Archive Storage, é dividido em duas classes, sendo elas “quente” e “frio”, essa nomenclatura se dá pela frequência com que o armazenamento é utilizado. Dessa forma, com um melhor custo e benefícios o Archive Storage é utilizado para os arquivos que são acessados com menos frequência, esses denominamos como arquivos frios. Sendo assim, esse tipo de serviço é ideal para quem deseja realizar o armazenamento de arquivos preservando por um período mais longo de tempo.

Quer saber mais como como funciona o armazenamento de arquivos e quais os benefícios desse serviço? Então continue conosco nessa leitura.

Para que serve o serviço de Archive Storage?

Voltado para os arquivos frios, o Serviço de Archive Storage é ideal para os dados que não são acessados com frequência. Assim, o serviço acaba oferecendo um custo e benefício maior que os demais processos. Saiba quais dados sua empresa deve preservar:

  • A preservação é importante para analisar os dados de log antigos, com o intuito de pesquisar algo específico;
  • Requisitos como os de conformidade;
  • Dados e históricos acessados com um período maior de tempo;
  • Dados e documentos gerados pelos aplicativos, que necessitam de arquivamento para análises futuras ou fins legais.

Recursos presentes para utilização do Archive Storage

Existem vários recursos presentes no serviço de Archive Storage, separamos alguns para você conhecer um pouco melhor o funcionamento dessa ferramenta:

Buckets

Associado a um compartimento, o bucket é o local onde se armazena objetos. Assim, seguindo algumas políticas de ações, você irá decidir qual a camada mais apropriada para utilizar o seu bucket. Após decidir as camadas, você irá efetivamente criar um bucket para os dados da sua empresa, designando as propriedades que estarão presentes na camada personalizada. Lembrando que uma vez definida, a camada padrão do seu Bucket, você não poderá voltar atrás.

Além disso, há outras considerações que devem ser levadas em conta. Como por exemplo, ao retirar seu arquivo do Archive para colocar novamente no Object Storage (serviço esse utilizado para arquivos quentes) você será cobrado pela classe de programa em que estará utilizando.

Outro benefício do bucket é o de programar arquivos para serem excluídos automaticamente com base na idade dele.

Objetos

Objetos, são os arquivos que independente do conteúdo, serão armazenados nos buckets.  Assim, por meio de uma listagem é possível analisar detalhadamente cada objeto.

Para acessá-lo no Bucket Archive é necessário restaurá-lo, para depois realizar o download. Isso porque, o objeto é instantemente arquivado, quando colocado no Archive Storage.

Saiba como funciona a restauração do objeto

A restauração leva um tempo considerável para ser concluída, sua contagem trabalha com a métrica TTFB (Tempo até o Primeiro Byte) e dura no máximo uma hora. No entanto, isso varia muito do tamanho do próprio objeto.

Após a conclusão da restauração do arquivo, você terá um tempo limite para realizar o download do mesmo. Pois, uma vez expirado, o objeto volta para o armazenamento do arquivo, sendo liberado apenas metade do seu conteúdo para acesso.

Conheça a autorização ao Archive Storage

As políticas do programa são quem controlam toda a relação de autorização e privacidade. Por meio dela, é possível criar os usuários, gerenciar as redes em nuvem, criar buckets e realizar downloads de objetos.

Essa autorização é dada pelo administrador da organização. Portanto, fica a cargo dele gerenciar grupos de compartilhamentos e políticas. Logo, ele é o principal responsável por identificar a quem será dado o acesso e qual será o nível de acesso permitido.

Caso os usuários necessitem restaurar objetos arquivados, eles irão precisar de uma permissão da OBJECT_RESTORE, para só então finalizar a restauração. Isso gera uma maior segurança a empresa.

Limites de recursos da Archive Storage

O serviço de Archive Storage possui alguns limites. Separamos uma lista com os principais limites que são aplicados:

  • O tamanho do objeto presente no armazenamento frio pode ser de no máximo 10 TiB (Tebibyte);
  • É permitido apenas 1 número de namespaces por compartimento-raiz;
  • O Objeto que estiver em upload no multiparte, pode atingir no máximo 50 Gib (Gigibyte);
  • Os metadados do arquivo podem chegar até 2K;
  • E as partes presentes no upload multiparte atingem até 10.000;

Qual empresa deve contar com um serviço de Archive Storage?

A Oracle Cloud atende desde os menores negócios até os grandes grupos de empresa, contar com segurança e um sistema confiável de qualidade é uma necessidade das instituições.

Isso porque, devido aos diversos documentos, arquivos, mídias e recursos exclusivos que a empresa trata diariamente, ter um local privado e protegido para confiar esse armazenamento, é um serviço imprescindível.

Por isso, a Oracle Cloud desenvolve recursos tangíveis com custos e benefícios desenvolvidos para os mais diversos tipos de empresa. Veja o vídeo abaixo e conheça melhor a Oracle Cloud Infrastructure.

Leve seu negócio para a Nuvem

Hospedar os dados do seu negócio com funcionalidade e segurança, garante a sua empresa proteção e disponibilidade. Por isso, é necessário pensar em um armazenamento que agregue benefícios ao seu negócio.

Com o serviço da Oracle Cloud aliada ao atendimento Constel, seu negócio conta com uma unidade projetada com interface de alto desempenho, qualidade de serviço e confiabilidade.

Mantenha seus dados intactos. Gostou das dicas? Então, agora você já sabe quais benefícios serão proporcionados para a sua empresa e como funciona todo o processo de armazenamento de arquivos disponibilizados pela Oracle Cloud.

Nos siga no Instagram e continue lendo mais conteúdos sobre a tecnologia da informação e suas vantagens.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Descubra por que migrar on-premise para Oracle Cloud Infrastruture - Constel Tecnologia - […] Cloud Infrastructure conta com inúmeras vantagens para a organização. Independente do volume de dados e com uma alta qualidade…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *