Vantagens de levar sua infraestrutura para o Data Center da Constel

Destaques0 Comentários

Data Center, também chamado de Centro de Processamento de Dados, é considerado por muitos como o sistema nervoso das empresas, já que ele é projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, além de sistemas de rede e segurança da informação. Ou seja, ele é um local para tratamento e armazenamento seguro de informações.

Empresas muito grandes e conhecidas mundialmente, como Facebook, Google, Microsoft e Apple possuem data centers dedicados. Isso significa que a própria organização constrói a infraestrutura e mantém o seu funcionamento, garantindo o uso e a proteção dos dados de seus próprios sistemas.

Embora esta abordagem no tratamento das informações seja adequada e eventualmente até vantajosa para as grandes corporações de tecnologia, isso não é a realidade para a grande maioria das empresas. Apenas para mencionar um exemplo, a Apple tem mais de 900 milhões de usuários somente do iPhone. É dado que não acaba mais! Neste exemplo, se torna viável para a Apple construir não apenas um, mas diversos data centers espalhados pelo mundo, de forma de oferecer uma experiência diferenciada no acesso e uso dos serviços que ela oferece através de seus produtos.

Porém, quando falamos de empresas que não tem o mesmo porte ou não estejam inteiramente inseridas no negócio de tecnologia da informação, essa vantagem deixa de existir. Se torna muito mais coerente contratar empresas que sejam especializadas em recepcionar, processar, armazenar e proteger os dados e que contem com infraestrutura adequada e segura, a fim de possibilitar que as demais organizações dediquem foco aos seus negócios, deixando a tecnologia e suas diversas complexidades para quem entende disso.

Então, neste conteúdo nós vamos te apresentar as vantagens de contar com uma empresa especializada no serviço de data center. Continue conosco!

O que é um data center?

Nós já adiantamos que um data center é considerado o sistema nervoso das empresas, já que abriga diversos sistemas e dados necessários a operação dos negócios. Um data center é um local físico que abriga os equipamentos e componentes de infraestrutura que uma empresa ou organização utilizam para processar e armazenar dados.

Para tanto, é preciso seguir uma série de processos, melhores práticas e até mesmo regulamentações, especialmente as que tratam sobre segurança e disponibilidade. Afinal, entre as diversas vantagens de usar um data center, as principais são a segurança reforçada no tratamento dos dados e a garantia de acesso a eles e aos sistemas, vitais para as operações das empresas.

Como curiosidade, podemos citar alguns data centers bastante inusitados, construídos no fundo do mar ou em bunkers abandonados da época da Guerra Fria, já que foram projetados para resistir a bombardeios.

Você conhece a história do data center?

Em 1965 foi lançada nos Estados Unidos uma “Proposta Nacional do Datacenter”, que descrevia um plano em que o governo norte-americano criaria e armazenaria informações de todos os cidadãos, como impressões digitais, registros fiscais, histórico escolar, antecedentes criminais.

Na proposta original, a ideia era armazenar os registros em fitas magnéticas de computador, para que pudessem ser recuperados facilmente, inclusive para fácil pesquisa e visualização por parte das autoridades. A ideia foi abandonada em 1968, pois a questão ética foi levantada.

Apesar disso, um data center segue ideias parecidas, afinal, armazena dados de diversas empresas, que por sua vez possuem diferentes clientes.

O que não pode faltar em um data center?

Como falamos, existem diversos recursos a serem considerados antes de contratar um serviço de data center. Por exemplo, é preciso ter uma infraestrutura de links de comunicação de dados redundantes, de diferentes fornecedores de backbone Internet, permitindo a implementação de uma estrutura de Autonomous System, que tem como objetivo garantir que os sistemas hospedados no data center permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas de conexão com a internet.

Além disso é necessário que existam sistemas de refrigeração adequados e geração de energia próprios, prontos para funcionar se for necessário. Para isso, é preciso fazer manutenções programadas e testes periódicos. Por exemplo, em nossa estrutura de data center, acionamos os geradores de energia toda semana, para ter certeza de que o sistema está funcionando. Já os sistemas de refrigeração de precisão trabalham em regime de redundância e as manutenções preventivas ocorrem mensalmente.

Isso sem falar que o acesso físico ao data center deve ser restrito, liberado apenas às equipes técnicas de suporte através do uso de biometria e senhas de acesso.

Entenda a diferença entre data center dedicado e não dedicado

Lá no início falamos que os data centers dedicados são aqueles que processam dados exclusivos de uma empresa e, que, grandes empresas montam a sua própria estrutura.

Porém, esse serviço não está restrito apenas para grandes empresas globais de tecnologia. Ele também é ofertado por empresas especializadas em serviços de data center, como a Constel.

Já em um data center não dedicado, o seu servidor está hospedado em um local compartilhado com outras organizações, o que permite a diluição dos altos custos de construção e manutenção da infraestrutura entre diversas empresas usuárias, tornando o uso de um data center não dedicado altamente viável, se comparado a outro dedicado. Apesar da existência do compartilhamento da infraestrutura, os ambientes de sistemas e dados de cada empresa ficam restritos a ela e aos seus usuários autorizados, é como se cada empresa tivesse o seu próprio data center dedicado, porém de forma virtual, fazendo uso de todos os recursos computacionais existentes no data center, porém pagando apenas por aquilo que de fato consome.

Quais as vantagens de contar com uma empresa especializada neste serviço?

Data centers são recursos tecnológicos e, todos sabemos, que a tecnologia está em constante mudança. Dessa forma, se você abrigar uma infraestrutura de data center em sua empresa, terá que lidar com depreciação acelerada, mudanças constantes de tecnologia, capacitação de equipes de suporte, licenciamento de software, entre outros. Portanto, contar com uma empresa especializada no serviço libera você da preocupação com toda essa estrutura e te ajuda a reduzir custos. Mas as vantagens vão muito além disso.

Data Center

Segurança

Nossa sede foi toda projetada pensando na estrutura específica para receber os servidores equipamentos, desde os servidores, sistemas de armazenamento e backup de dados, o sistema de rede e segurança de acesso, climatização de precisão, geração de energia, controle de acesso físico e lógico, entre outros.

Além disso, fazemos o monitoramento e manutenção constantes dos ambientes.

Suporte

Nosso suporte técnico está pronto para te atender, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, se você ou alguém em sua equipe tiver alguma dúvida, nossa equipe estará à sua disposição.

Redundância

Outro fator importante é a redundância. Nós fazemos o processamento e backup dos seus dados em dois lugares físicos diferentes, distantes, para garantirmos a segurança das informações. Ou seja, possuímos dois data centers.

Escalabilidade

Sabemos que o volume de dados da sua empresa pode mudar conforme a demanda, período, por isso, a escalabilidade da infraestrutura do data center também é uma grande vantagem. Com ela, é possível expandir ou reduzir a capacidade dos seus ambientes, seja de processamento ou espaço de armazenamento de dados que você precisa para operar de forma segura todos os seus dados.

Traga a sua estrutura para a Constel!

Sempre falamos que os seus dados são o oxigênio de sua empresa. Por isso, é de extrema importância mantê-los em um local projetado para garantir a segurança das informações.

Além das vantagens que citamos, você libera a sua equipe da responsabilidade de manter os dados seguros e ganha produtividade, já que a sua equipe pode desenvolver atividades mais relevantes para o seu negócio ao invés de se preocupar em manter equipamentos e sistemas funcionando.

Nós temos diferentes opções de hospedagem de suas aplicações para você escolher, de acordo com o que melhor atende as necessidades de sua empresa. Fale conosco e conheça as possibilidades.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Conheça a estratégia Omnichannel e saiba por que tem relação com TI - Constel Tecnologia - […] traz também outro ponto importante para a empresa, o desenvolvimento ou crescimento da infraestrutura de TI. Afinal é preciso…
  2. Conheça a segurança de dados ideal para o seu negócio - Constel Tecnologia - […] Data Centers que possibilitam arquiteturas dimensionáveis de alta disponibilidade. Além de resilientes contra-ataques à rede, ela garante um período…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *