A virtualização é imprescindível para os dias atuais dentro das empresas. Afinal, é por causa dela que muitos processos são otimizados, além de proporcionar economia de recursos.
Mesmo que o termo pareça ser “coisa” atual, a virtualização já existe desde 1960, porém, é claro, que com o passar dos anos, ela sofreu muitas evoluções, mas nunca deixou de ser benéfica para quem a utiliza.
No decorrer do blog, você vai ler sobre o que é a virtualização, suas vantagens e como é possível aplicá-la na prática. Boa leitura!
História da virtualização
Ao falar sobre virtualização se faz necessário explicar, antes, quando e como ela surgiu. Como já dito anteriormente, este recurso surgiu na década de 60. De lá para cá, mesmo passando por mudanças positivas, o objetivo continua sendo o mesmo, simular sistemas operacionais dentro de outro sistema.
Para exemplificar, seria um computador físico abrigando um ou vários outros computadores virtuais. Naqueles tempos, a virtualização foi desenvolvida para não tornar as máquinas ociosas, pois eram caras, grandes e demandavam o uso de diversos fatores para funcionar.
Na época, estes computadores eram conhecidos por mainframes e a IBM (International Business Machines) foi a responsável por desenvolver a tecnologia de VM (Virtual Machine) e colocá-la no mercado em 1970. Mas, com o passar dos anos, a técnica foi aprimorada e hoje é possível ter máquinas virtuais em desktops, notebooks.
Mas afinal, o que é virtualização?
A virtualização pode ser explicada como: alocar diversas máquinas virtuais dentro de um computador físico, para otimizar recursos, ou seja, segmentar e compartilhar recursos físicos de um Data Center para diversas VMs. Desta forma, fica garantida que a capacidade do hardware possa ser utilizada da melhor forma e evita que o mesmo fique inoperante.
As empresas que contam com a virtualização para gerir parte de seus processos, podem potencializar os investimentos em outras áreas, uma vez que não será preciso trocar equipamentos físicos com tanta frequência, por exemplo. Além de tudo isso, as instituições garantem um hardware de ponta com rapidez e alta disponibilidade de dados, tudo de forma mais dinâmica.
Como ela funciona?
Ao contratar um serviço de virtualização, por uma empresa especializada, as máquinas virtuais são instaladas em ambientes de alta capacidade de processamento (servidores), armazenamento (storage) e comunicação (network), sendo estes equipamentos compartilhados na estrutura.
Ainda que o ambiente seja compartilhado, ele é isolado de forma lógica para cada empresa. Dessa forma, não existe comunicação entre os locais e, somente pessoas autorizadas conseguem visualizar o que ocorre nas operações, garantindo total segurança das informações pessoais do seu negócio.
Desta maneira, cada máquina virtual pode rodar um sistema específico, seja ele com mais ou menos memória, com espaço dinâmico e dedicado, com aplicações diferentes, para funções diversas e com vários outros ganhos e recursos que a virtualização propícia.
Além do mais, a virtualização funciona como um componente de segurança para as organizações, pois em caso de comprometimento da infraestrutura, é possível restaurar as operações rapidamente (snapshot), clonar o ambiente para testes em novos servidores e tem muitas outras viabilidades.
Vantagens da virtualização
Sem dúvidas, a tecnologia é o fator principal para o sucesso nas estratégias de negócios das grandes, médias ou pequenas empresas. Considerando a competitividade atual do mercado, ter uma boa infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) é fundamental para garantir o funcionamento da virtualização, pois ela é uma estratégia eficaz para se destacar.
A seguir, veja quais são as principais vantagens da virtualização e como elas farão a diferença na realidade do seu negócio:
Redução de Downtime (tempo de inatividade do sistema)
A virtualização diminui os tempos de parada tanto planejadas como não planejadas. Também acelera o processo de restauração, já que é possível recuperar uma máquina inteira do backup sem precisar reinstalar.
Além disso:
- A taxa de utilização do hardware pode ficar entre 65 a 90%;
- Você tem um maior retorno sobre o investimento;
- Redução do custo operacional, como aquisição de hardware e software, manutenção e muito mais;
- Otimização do espaço físico e melhor utilização dos recursos disponíveis;
- Possibilidade de simulações;
- Economia de energia;
- Backups facilitados.
Aumento da produtividade
Os colaboradores responsáveis pela manutenção dos servidores conseguem focar em outras atividades importantes para a empresa, pois acontece uma redução na demanda de suporte físico nos servidores, já que estamos falando na diminuição dos servidores físicos.
O suporte é facilitado e pode ser realizado de qualquer lugar. Além disso, das atualizações das aplicações e o monitoramento da performance das máquinas.
Otimização, gerenciamento e segurança
Na solução de cluster, vários servidores trabalham como um só, facilitando a criação e o gerenciamento das maquinas virtuais e todas as tarefas do dia a dia.
Como explicamos, apesar de ficar em um ambiente compartilhado, cada empresa tem isolamento lógico e total. Isso garante alta disponibilidade e segurança dos dados.
Virtualização é para qualquer negócio, invista!
A virtualização pode ser aplicada em qualquer empresa devido as facilidades de operação. Portanto, invista em um recurso que trará mais produtividade aos seus colaboradores, economia e segurança para os dados.
Para te ajudar nesta missão, você pode contar com uma empresa especializada no assunto e que presta um serviço personalizado. Estamos falando aqui da Constel Tecnologia, que tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia e vai poder solucionar seus problemas. Não perca mais tempo, entre em contato e faça um orçamento.
Antes disso, compartilhe este blog com um amigo, até o próximo conteúdo!