Descubra 5 vantagens da elasticidade na infraestrutura de TI

mar 22, 2021Tecnologia0 Comentários

Cada vez mais as empresas têm buscado desenvolvimento e crescimento. Por isso, tecnologias como a elasticidade na infraestrutura de TI têm sido criadas e planejadas, buscando sanar todas as necessidades das pequenas, médias e grandes empresas.

A elasticidade atua como um fator fundamental, principalmente para e-commerces que realizam as vendas na internet. Para essas empresas é necessária uma tecnologia que contemple e supra as necessidades de crescimento, estabilidade do site e custos reduzidos.

Para saber mais sobre essa tecnologia continue acompanhando este conteúdo.

Elasticidade

O que é cloud computing?

Basicamente, o cloud computing é uma tecnologia de armazenamento, banco de dados e infraestrutura em nuvem que permite acesso remoto e a redução dos custos com datacenters e servidores físicos. Dessa forma, alguns dos aspectos que são necessários para o bom funcionamento da nuvem é um navegador e internet de qualidade.

Além disso, por ser à distância, o acesso ao servidor e arquivos, por exemplo, pode acontecer por tablets, computadores e celulares, o que facilita a rotina de trabalho.

Alguns benefícios devem ser considerados na hora de contratar essa tecnologia:

  • Agilidade: Permite que você adeque e acesse de forma fácil e rápida, buscando aprimorar as capacidades do seu negócio.
  • Expansão: Permite que você implemente a tecnologia em vários lugares do mundo, em pouco tempo.
  • Custos: Reduz os custos, já que não precisa contar com equipamentos físicos.
  • Elasticidade: Recurso que permite o crescimento ou redução da capacidade do seu negócio.

Como funciona a computação elástica?

A computação elástica é um recurso da nuvem que oferece um sistema de expansão e redução automática da capacidade computacional da sua empresa. Dessa forma, quando seu site recebe uma quantidade maior de acessos, contará com a mesma qualidade que possui em estado normal, isso por conta da elasticidade.

Dentro da nuvem existem duas formas para que esse movimento aconteça:

Elasticidade

A elasticidade ocorre de forma automática, quando o acesso ao seu site tem um crescimento repentino, devido a alguma promoção ou oferta, por exemplo, a capacidade computacional aumentará sem que você precise fazer isso manualmente.

É uma forma de crescimento ou redução dinâmico. A elasticidade ao mesmo tempo que é capaz de aumentar, permite a redução desse recurso, por isso, seu custo pode ser menor, dessa forma, quando não há mais a necessidade de manter a capacidade alta, automaticamente diminuirá.

Dessa forma, você só paga pelo o que usar.

Escalabilidade

Ao contrário da elasticidade, a escalabilidade é responsável pelo aumento permanente, sendo dividida em duas formas: a vertical e a horizontal. Cada uma diz respeito a uma forma de aumento, seja em tamanho em um mesmo servidor ou dois servidores de mesmo tamanho.

É importante dizer que nesse formato o aumento não é feito de forma automática e quando sua demanda não for mais para aquela quantidade, ela permanecerá. Portanto, poderá pagar por algo que não vai usar todos os dias do ano.

Para saber mais sobre essa forma de utilização, acesse o guia completo que trará o assunto de forma mais aprofundada.

Elasticidade

Vantagens da elasticidade

Por se tratar de um recurso completo e na nuvem, possui diversas vantagens para a empresa que contratar. Algumas delas são:

  • Investimento pode ser menor;
  • Recurso varia de acordo com a demanda;
  • Tecnologia dinâmica e automática;
  • Redução de custos;
  • Produtividade para a empresa.

Tudo o que precisa você encontra conosco

Agora que você já sabe o que é computação elástica, já pode pensar na implantação deste recurso na nuvem. Mas se ainda restaram algumas dúvidas, nós temos um conteúdo muito mais completo e explicativo sobre como esse recurso pode auxiliar a sua empresa.

Para crescer no mercado você precisa se aliar a tecnologias que possibilitem isso, mesmo que você não queira realizar altos investimentos. Por isso, a elasticidade é uma tecnologia tão importante, pois pode ser utilizada independentemente do tamanho do seu negócio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *