Conheça a segurança de dados ideal para o seu negócio

out 30, 2020Destaques, Tecnologia0 Comentários

Atualmente existem diversos serviços de infraestrutura na nuvem, como por exemplo, a Oracle Cloud. A Oracle tem como missão possibilitar que seus clientes tenham segurança efetiva e gerenciável para executar suas aplicações e armazenar seus dados com confiança.

Desse modo, existem vários componentes básicos de segurança que são utilizados para a proteção efetiva dos dados, dentre eles encontram-se os sete pilares fundamentais que são seguidos como base pela Oracle. Continue essa leitura e conheça mais a respeito da segurança de dados.

Os sete pilares da segurança de dados

Existem várias soluções para maximizar a proteção. O ideal é buscar uma empresa que se baseia nos sete pilares da segurança de dados para suas abordagens. Listamos elas para você entender melhor como funciona o processo:

Isolamento do cliente

Esta abordagem permite que os clientes implantem suas funcionalidades de aplicativos e dados em um ambiente dedicado ao total isolamento de outros tenants.

Análise e visibilidade

Reduz os riscos de segurança e operacionais, por meio de uma análise abrangente de dados de log e segurança, a empresa consegue auditar e monitorar ações em seus respectivos recursos.

Alta disponibilidade

Contam com data centers que possibilitam arquiteturas dimensionáveis de alta disponibilidade. Além de resilientes contra ataques à rede, este pilar garante um período de disponibilidade constante frente aos desastres e ataques à segurança.

Criptografia de dados

Os dados da sua empresa ficam protegidos por meio de algoritmos criptografados e gerenciados em chaves, que são disponibilizados conforme a sua necessidade.

Nuvem híbrida

Permite que os clientes ao acessar seus recursos e ao proteger sua base de aplicativos com dados na nuvem, utilizem suas funcionalidades de segurança existentes, como contas e políticas de usuários, e também, soluções de segurança de terceiros.

Controle de segurança

Conta com soluções de gerenciamento de segurança eficazes e de fácil utilização, que permitem não só restringir o acesso a seus respectivos serviços, como também segrega responsabilidades operacionais, com o intuito de reduzir o risco associado a ações maliciosas ou acidentais dos usuários.

Infraestrutura segura e verificável

Demonstre conformidade com os padrões de segurança, por meio de auditorias, certificações e atestados de terceiros. Desse modo, é preciso que haja um processamento rigoroso a ser seguido, garantindo segurança no desenvolvimento de cada operação do serviço em nuvem.

Além disso, busque uma empresa que garanta aos clientes uma larga experiência, com segurança de ponta. Para isso, conte com o serviço prestado pela Constel em parceria com a Oracle Cloud, já que ela conta com alguns dos melhores especialistas do mundo em segurança da informação, banco de dados, aplicativo, infraestrutura e rede.

Princípios essenciais para a segurança de dados

Existem algumas considerações básicas que devem ser seguidas para o uso seguro de qualquer aplicativo.

  • Manter sempre a versão mais atualizada do seu software incluindo os Patches;
  • Os funcionários devem ter acesso apenas para o que é necessário na execução do seu trabalho. Esse acesso deve ser revisto periodicamente para analisar as possibilidades de alterá-los, conforme a relevância dos cargos;
  • Ter um bom monitoramento de atividades do sistema. Por isso, é importante contar com um profissional para realizar essa atividade frequentemente;
  • Obtenha uma boa prática de segurança, com recursos que proteja o sistema da sua empresa;
  • Mantenha-se atualizado com relação às informações de segurança, como às atualizações de sistemas, patches e afins.

Saiba quais dados de segurança sua empresa irá proteger

Ao implantar a segurança de dados em sua empresa, alguns pontos devem ser considerados, como o fato de quais dados serão protegidos. Dessa forma, separamos alguns deles para te apresentar:

  • Com a segurança da informação, sua empresa irá proteger os dados pessoais dos clientes, como número de cartões de crédito e documentação;
  • Garantirá a proteção dos dados internos, como por exemplo, os códigos fontes patenteados;
  • Além de proteger o sistema de ser desativado por ataques externos, ou até mesmo pelos overloads intencionais presentes na rede.

Metodologia em segurança de dados

Segurança de dados

As empresas de infraestrutura de TI, operam uma metodologia para a criação da sua base de segurança, a mesma é utilizada na criação de produtos. Essa metodologia auxilia na eficiência dos serviços, elevando a proteção do seu negócio.

Controle rigoroso de acesso

É comum que se utilize de listas com membros aprovados para acesso aos serviços, essas, são periodicamente revisadas no intuito de justificar a necessidade de alteração.

O acesso a ambientes de produção requer autenticação multifator. Deste modo, os logs são arquivados para análise de segurança, contando com o serviço de disponibilizar o registro de todos os acessos.

Baixa vulnerabilidade

Os produtos devem passar por meio de uma varredura de vulnerabilidade para identificar as possíveis falhas. Isso auxilia o aprimoramento dos serviços, deixando sua empresa o mais segura possível.

Assim, a equipe da empresa deve utilizar dos resultados das varreduras para aplicar nos patches que são disponíveis.

Equipe de resposta

Disponível 24/7, a equipe de resposta a incidentes, está sempre à disposição para solucionar os problemas assim que eles surgem.

Em busca de responder os eventos o quanto antes possível, a equipe atua por meio de uma análise que busca encontrar a raiz dos problemas junto com as suas lacunas.

Desse modo, além de corrigir a ameaça, o serviço indica qual operação seguir para que o problema não ocorra novamente.

Segurança por meio de log

Em busca de encontrar eventos atípicos, o log auxilia na função de apontar os alertas gerados no rastreamento do sistema, para a verificação da equipe de segurança.

Segurança de rede

Com o intuito de manter mais eficaz a segurança dos dados em trânsito, os comandos da empresa são assinados digitalmente usando chaves públicas, com o intuito de afastar qualquer tipo de adulteração.

A Oracle Cloud Infrastructure por exemplo, utiliza de ferramentas consideradas líderes de mercado, para acabar com os ataques que acontecem na (DDoS) negação de serviço. Resultando assim, em uma elevada disponibilidade.

Limpeza segura e reinicialização do Hardware

Após a liberação do hardware realizada pelo cliente, é preciso que remove, limpa e reinicialize ele de maneira segura. Este serviço é realizado pela reengenharia realizada na plataforma.

No entanto, caso o hardware chegue ao fim da sua vida útil, o mesmo será destruído, por meio dos dispositivos de destruição de alta tecnologia que a empresa utiliza.

Disponibilidade da Oracle

Com a parceria entre a Oracle Cloud e Constel você garante o programa americano, com a excelência do atendimento e estrutura brasileira.

Veja o vídeo a seguir e conheça um pouco mais sobre a segurança disponibilizada pela Oracle.

Portanto, não deixe sua empresa em situação de vulnerabilidade. Fale com quem realmente entende de tecnologia. Gostou do conteúdo? Siga-nos no Instagram e continue por dentro das atualizações no mundo tecnológico.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Descubra por que migrar on-premise para Oracle Cloud Infrastruture - Constel Tecnologia - […] nós da Constel Tecnologia oferecemos, em parceria, os serviços com um monitoramento eficiente, segurança de qualidade, suporte preparado para…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *