Colaboração em TI: como ela ajuda a sua empresa

jun 2, 2021Tecnologia0 Comentários

Já pensou em melhorar ou implementar a colaboração em TI na sua empresa? Como você sabe, as ferramentas que proporcionam essa conexão facilitam os processos operacionais da organização.

Essa possibilidade permite que as falhas de comunicação sejam reduzidas, além de otimizar e facilitar a realização de algumas operações. Já que consegue manter todas as informações e dados necessários em um único ambiente.

Descubra como a colaboração em TI pode ajudar a gestão na sua empresa e ainda, sua equipe na produtividade. Continue acompanhando este conteúdo.

O que é colaboração em TI?

Colaboração em TI é um conjunto de ações que possibilitam aos trabalhadores estarem conectados e compartilhando as informações e operações uns com os outros, não importa onde estejam, por isso, é um trabalho colaborativo.

São softwares utilizados para a integração em nuvem entre a equipe. Essa conexão pode ser realizada por meio de videoconferências, chats, chamadas de voz, compartilhamento de arquivos, entre outros.

Benefícios da colaboração em TI

Essa tecnologia carrega inúmeras vantagens para a organização. Elas correspondem a produtividade, comunicação efetiva, acesso a arquivos e operações compartilhadas. Assim, a equipe consegue focar seus esforços nos serviços que realmente importam e na conclusão das etapas.

A colaboração em TI é importante também para o gestor, por mais que esteja acompanhando todas as tarefas externamente, consegue, se necessário, interferir e realizar ajustes ou resolver os problemas.

Produtividade

Como comentamos, a produtividade é um fator fundamental para todas as equipes da organização, desde os setores mais operacionais, até os administrativos e de gestão. Afinal, com um projeto compartilhado, todos os envolvidos conseguem acessar as etapas das suas atividades.

Nesse sentido, há a ideia de otimização dos trabalhos. Com o acesso integral dos arquivos, o colaborador não passa horas procurando por informações necessárias para cumprir com a sua tarefa.

homens com tablet

Comunicação

A colaboração em TI também possibilita que a comunicação entre os colaboradores e gestores seja facilitada e muito mais assertiva, porque garante ferramentas para esse fim.

Sabe aquela falha humana de erros de comunicação? Pois bem, com um software de colaboração em TI, isso pode ser evitado. As ferramentas previnem erros durante o processo de execução do projeto.

O uso de dispositivos móveis dentro de uma empresa também pode colaborar para ter uma melhor comunicação, ajudando a agilizar e aumentar a eficácia das atividades.

Hoje, uma prática que esta cada vez mais comum entre as empresas é o BYOD (Bring your Own Device), um dos pontos positivos é que os colaboradores sempre investem em dispositivos mais novos e que possuem softwares que podem ser utilizados para facilitar essa comunicação, ajudando no aumento da produtividade pois tem mais flexibilidade a produzir, compartilhando com agilidade suas atividades e com maior rapidez a solução de situações críticas.

Apesar de uma solução muito boa, o BYOD ainda apresenta alguns desafios para as empresas onde ele é aplicado, especialmente quando falamos em segurança de dados.

Dessa forma, uma coisa que pode ser feita para evitar problemas, é limitar o acesso dos colaboradores a determinadas informações e arquivos, por meio de aplicações de segurança.

Ferramentas integradas

Como já comentamos, os softwares são compostos por ferramentas integradas. Ou seja, um único ambiente de trabalho, em que todos os colaboradores têm acesso ao projeto, possibilitando o envio de mensagens particulares ou em grupo para a discussão da tarefa.

Assim como, quando separados, a equipe poderá realizar chamadas de vídeo ou áudio para esse mesmo fim e, ainda assim, contará com o acesso remoto ao projeto.

A colaboração permite trabalho em equipe

A colaboração em TI ajuda os trabalhadores a cumprir com suas tarefas estando ligados cada vez mais aos colegas. É fato que grande parte das tarefas que temos que cumprir diariamente precisam do apoio de mais alguma outra pessoa.

Enquanto os colaboradores dedicam horas no contato com a equipe, reuniões para decisão de algum assunto e afins, o software permite a redução desse tempo gasto em excesso, no lugar do cumprimento das tarefas de fato. Facilitando o dia a dia com a otimização das etapas.

Mudança e destaque para empresas

A colaboração em TI promove dentro das organizações mudanças no processo de comunicação interna da empresa e também auxilia no seu destaque dentro do mercado, porque se torna referência de boas práticas.

Essa mudança acontece, porque permite que o contato e conexão deixe de ser tradicional, de cima para baixo e passe a ser multidirecional, ou seja, de uma forma que envolve todos os colaboradores, mantendo a segurança das informações e acessos aos projetos de acordo com a função exercida na empresa.

equipe trabalha junto em projeto

Sua organização integrada!

Manter sua organização compartilhada com os colaboradores facilita em diversos âmbitos e setores, além de ser uma alternativa para aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, melhorar os resultados da organização.

Conte com a colaboração em TI para tornar o ambiente de trabalho mais otimizado e prazeroso, além de ser para o mercado um grande diferencial no que diz respeito a comunicação e facilidade na rotina de trabalho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *